Curiosidades Científicas...

Há muitas curiosidades científicas, principalmente relacionadas ao espaço. Por exemplo, a estação espacial internacional hoje tem o tamanho aproximado de um campo de futebol. E pesa mais de 500 toneladas. Falando em invenções dos homens. Atualmente, há cerca de 4.000 satélites orbitando a Terra, e mais de 10000 outros experimentos. Infelizmente, já há lixo espacial. E ele viaja rápido, aproximadamente 29000 km/h! Essa velocidade não é nada perto dos 64372 km/h das naves espaciais, que, mesmo a essa velocidade, levariam 70000 anos para chegar a estrela mais próxima.

O mais próximo do sol que uma invenção humana chegou foi 43,45 milhões de km, sem derreter. Esse curioso feito foi conquistado pela sonda Helio B. Outra curiosidade: astronautas já trouxeram, mais ou menos, 362 kg de rochas da lua. Porém, a maioria delas ainda não foram analisadas. Falando da lua, o maior eclipse lunar até hoje, teve 1 hora e 47 minutos de duração e aconteceu no dia 16 de julho de 2000. Curiosamente, a lua está 400 vezes mais perto de nós do que o sol, e também é 400 vezes menor que ele.

Os planetas do sistema solar também têm muitas curiosidades. Saturno é um deles, já que, se caísse num oceano grande o suficiente, boiaria! Uma estrela de nêutrons, com o tamanho de um alfinete, pesaria um milhão de toneladas. Se ela tivesse diâmetro de, aproximadamente, 24km pesaria mais que o sol. Do sol temos as curiosidades cientificas mais suntuosas! Em seu núcleo, 600 milhões de toneladas por segundo são transformadas de hidrogênio para hélio. No entanto, somos capazes de fabricar lasers até um milhão de vezes mais brilhantes que o sol!

Na Terra é possível encontrar organismos ainda vivos a 3,2 km de profundidade no solo. E olha que a temperatura do centro da Terra este estimada em 5500 ºC! Continuando na Terra, só conseguimos enxergar Mercúrio durante o crepúsculo. Passando aos outros planetas, de Vênus, o seu brilho – que vem das nuvens refletindo os raios do sol – é bem curioso. Marte tem vestígios geológicos de que já existiu água por lá, e sua superfície tem uma área superficial igual a dos continentes da Terra. Júpiter tem sua lua coberta de gelo. E as curiosidades não param nessa galáxia, cientistas já confirmaram mais de 20 planetas fora de nosso sistema solar.

Raios e trovões! Os raios e relâmpagos são muito curiosos. Você sabia que um relâmpago podem chegar 48km de largura, mesmo com a espessura de 1 polegada? E, que um raio chega a uma temperatura maior que a da superfície solar? Raios se movem a velocidade de 1/3 da velocidade da luz e possuem energia suficiente para iluminar 2,5 milhões de casas – 1 milhão de watts. Todos os dias caem na Terra quase 2000 raios, mas a probabilidade de que ele caia na sua cabeça é de 1 em 3 milhões! E uma última curiosidade: todo ano, pelo menos uma vez, todo avião recebe o impacto de um raio!



Fonte: http://www.portaldoscuriosos.com/ciencia/curiosidades-cientificas/


Abraço.

Um comentário:

Unknown disse...

oiii,minha linda sobrinha, adorei seu blog em especial "curiosidades específicas" achei bastante interessante essas informações, por sinal muito bem elaboradas.
vc está de parabens! acredito no seu potencial artístico.
que DEUS continue te iluminando...
ah, tô de casa nova, espero a visita
de vcs.
bjs pra vc, a maninha, Dayana, Bosco.
vou deixar uma pequena lembrancinha para Márcia, ainda do aniversário, pois não consegui falar com ela. que bichinha difícil!!!