Bocejo

O bocejo é uma ação involuntária, na qual abrimos a boca e respiramos fundo. Pesquisas recentes afirmam que esse mecanismo ocorre até mesmo em fetos de 11 semanas de vida. Além disso, não só o homem boceja, mas animais também, como cachorros, gatos e até peixes.

Quando uma pessoa boceja, abre bem a sua boca, permitindo a inalação de uma grande quantidade de ar. Ao realizar a inspiração, o pulmão se expande, os músculos abdominais são flexionados e o diafragma é contraído. O bocejo também provoca o aumento do ritmo do batimento cardíaco, elevando-o em até 30%.

Até hoje não se sabe exatamente os reais motivos que provocam o bocejo. Existem três teorias que tentam explicá-lo. A teoria física afirma que nós bocejamos para obter uma maior quantidade de oxigênio e eliminar um acúmulo de dióxido de carbono. Por esse motivo, segundo essa teoria, nós bocejamos bastante quando estamos em grupo, uma vez que muitas pessoas produzem uma maior quantidade de dióxido de carbono no ambiente.

A teoria da evolução prega que os nossos ancestrais já realizavam uma espécie de bocejo para mostrar seus dentes e intimidar os outros, e que, esse ato seria uma manifestação de confronto. Outra tese, e talvez a mais conhecida, é a de que o bocejo acontece em situações de tédio, fadiga ou cansaço.

Atualmente não é possível explicar como o bocejo é desencadeado, nem os motivos para isso. Provavelmente ele é um mecanismo necessário para o bom estado do corpo físico, visto que aumenta a quantidade de oxigênio e o ritmo dos batimentos cardíacos, no entanto, esses benefícios podem ser facilmente proporcionados com a atividade física. Portanto, o bocejo ainda é um assunto a ser explorado.

Outro fato interessante e que também ainda não se sabe o real motivo é que, quando vemos e ouvimos alguém bocejar ou lemos algo sobre o bocejo – como esse artigo – existe uma grande chance de bocejarmos também.

Por Tiago Dantas

----..........--------..........


iiiiiii.....Super Interessante!!!!!..
Eu estou bocejando agora...
e vc?
= )

Sarah Jorge

Nenhum comentário: